2005/03/24

Uso de vírgula (1)

(Dedico esta página a Jean Everson :-)

Avalio muitos textos, e vejo muitos erros de português. Pode parecer estranho um estrangeiro falando isto; eu cometo erros burros que nenhum brasileiro faria. Mas por outro lado, meu raciocínio gramatical é completamente diferente. Por exemplo, nunca vou confundir assento com acento, já que a primeira palavra é nova para mim enquanto a segunda existe em todas as outras línguas que conheço.

Vejo muitos erros com vírgulas, então acho que vale a pena falar um pouco sobre isto. O mais interessante é que em inglês é quase a mesma coisa. Uma vez comprei The punctuation Handbook, um livrinho de 40 páginas e que resolve todas as dúvidas. No ano passado achei um livro parecido em português: Só vírgula – Método fácil em vinte lições, por Maria Tereza de Queiroz Piacentini, EduFSCar, ISBN 857600014-8. Paguei 25 reais, eu acho, e recomendo este livro para todo mundo.

Na realidade o livro discute um pouco mais que apenas v’rgulas, e 20 lições é muita coisa. Tenho um outro livro de que gosto muito: Redação empresarial (2ª edição) por Miriam Gold, ISBN85-346-1215-3, que explica o básico sobre vírgulas em 3 páginas. Vou resumir o que ela fala:


http://jvdgraaf.blogspot.com/2005/03/uso-de-vrgula-2.html